sexta-feira, 28 de maio de 2010

Esporte e Academia

Durante os três últimos dias, tive a oportunidade de acompanhar palestras relacionadas ao estudo da antropologia do esporte. A realização do evento partiu do Nepess, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade. O núcleo é formado por sociólogos, antropólogos, historiadores e estudiosos de outras áreas.

Foram apresentados diversos trabalhos que trataram de temas como história do jornalismo esportivo, análise dos dirigentes de clubes, pesquisa sobre comportamento de torcidas, reflexões sobre os estádios de futebol e questões muito atuais como a realização da Copa 2014 no Brasil.

Algo relevante que eu gostaria de ressaltar é o aumento da produção acadêmica relacionada ao campo esportivo. Ontem, na palestra que encerrou o evento, José Sergio Leite Lopes citou autores e trabalhos publicados no ramo nas últimas três décadas.

A realização da Copa em 2014 e das Olimpíadas em 2016 abre um campo magnífico para pesquisadores que se interessam por essa área. E o ProJor também contará com produções nessa linha, começando pelo primeiro artigo (já aqui publicado)de minha autoria seguindo com a minha dissertação, que fará uma análise de sites esportivos internacionais e como eles falam do Brasil através de matérias publicadas na Copa 2010.

Diversos estudantes de jornalismo, certamente, irão para redações voltadas para a produção de notícias esportivas. A mídia vai dar cada vez mais espaço para essa editoria ("O Globo" já criou um caderno fixo de Esportes e a Tv Globo uma Central separada do Jornalismo para ter dedicação exclusiva com essa área crescente, a CGEsp).

Segue, então, o link do Nepess e da publicação eletrônica coordenada por ele:

http://nepess.blogspot.com/
http://www.esportesociedade.com/

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário