quinta-feira, 13 de maio de 2010

Intercom Sudeste

Hoje apresentei o trabalho "Futebol na telinha: a relação entre o esporte mais popular do Brasil e a mídia" no Intercom Sudeste, que está sendo realizado na Ufes, entre os dias 13 e 15 de maio.

O trabalho foi o 'pontapé inicial', aproveitando o termo futebolês, rumo à dissertação, onde pretendo analisar como jornais esportivos abordam questões ligadas à identidade brasileira através de reportagens feitas durante a Copa 2010.

Mas o trabalho apresentado hoje não segue essa linha. Ele é mais um mapeamento da relação mídia/futebol e funciona como justificativa da importância de se estudar a sociedade brasileira usando o futebol como parâmetro.

Segue abaixo o resumo do trabalho e o link para o artigo completo para quem tiver interesse.

RESUMO
O torcedor vai ao estádio assistir a uma partida de futebol com um rádio na mão e olhar dividido entre o campo, o telão e, mais recentemente, atento também à telinha portátil do celular. Milhares de brasileiros acompanham seus times de coração nas
arquibancadas e também em casa, pela televisão. O futebol moderno funciona como
qualquer outro produto oriundo e difundido após a Revolução Industrial. O amante, ou
consumidor, desse produto possui com ele uma relação intermediada pelos meios de
comunicação de massa. Neste trabalho, sugere-se enumerar esses pontos de
aproximação visando no futuro um estudo mais aprofundado de análise dessa relação.

Link para o artigo:
https://docs.google.com/fileview?id=0BxOINzLeRv6rY2VjYmQzNTEtOTQyYS00YjA5LWJmZGYtOGVlNTcxYTNmYWUy&hl=pt_BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário